- Produtos e Soluções
- Acionistas e investidores

Carbon2Nature Brasil
Com foco no desenvolvimento de projetos de restauração e conservação da natureza, contribui com os objetivos de descarbonização por meio da comercialização de crédito de carbono de alta qualidade e financia medidas adicionais de mitigação climática.

Nova parceria estratégica para criação de valor sustentável
A Neoenergia se une, em mais uma nova parceria com o grupo Iberdrola, para criar a Carbon2Nature Brasil. A iniciativa reforça estratégias corporativas e diversifica a rede de projetos, gerando valor e rentabilidade sustentáveis. A joint venture conta com uma participação de 49% da Neoenergia, e 51% pela Carbon2Nature.
O acordo acelera o desenvolvimento de projetos de conservação, gestão sustentável e restauração nos principais ecossistemas no Brasil, um país-chave para o desenvolvimento de soluções baseadas na natureza.
A Carbon2Nature Brasil tem como um dos principais objetivos desenvolver parcerias e projetos que capturam carbono por meio de soluções baseadas na natureza, gerando um impacto positivo na biodiversidade, no clima e nas comunidades locais, bem como promovendo uma economia sustentável.

Soluções baseadas na natureza
Os ecossistemas terrestres (florestas, savanas, pastagens etc.) e oceânicos (manguezais, pastagens oceânicas, pântanos de água salgada etc.) são os principais aliados na luta contra mudanças climáticas, atuando como reguladores do clima, sendo sumidouros naturais de carbono e absorvendo mais da metade das emissões antropogênicas anuais de carbono. Neste contexto, as soluções baseadas na natureza são estratégias eficazes para enfrentar os desafios e metas globais de neutralização de emissões.
A Carbon2Nature Brasil tem foco na implantação de projetos de reflorestamento de áreas desmatadas, por meio de replantio, manejo florestal e monitoramento de controle e segurança, bem como de reabilitar e conservar manguezais, importantes ecossistemas, conhecidos como carbono azul, valorizando a variedade e a riqueza natural do território brasileiro.
A estimativa para os próximos anos é capturar mais de 10 milhões de toneladas de CO2, considerando uma densidade arbórea de 15 milhões de árvores espalhadas em mais de 19 mil hectares.

As ações incluem projetos pilotos para aplicação da metodologia junto às empresas hidrelétricas e à Termopernambuco, reforçando assim o compromisso da companhia com a temática da biodiversidade e com a preservação dos recursos naturais.



As ações incluem projetos pilotos para aplicação da metodologia junto às empresas hidrelétricas e à Termopernambuco, reforçando assim o compromisso da companhia com a temática da biodiversidade e com a preservação dos recursos naturais.
Esses projetos visam gerar créditos de carbono certificados de alta qualidade e promover co-benefícios socioambientais, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para tanto, a abordagem da Carbon2Nature Brasil é regida pelo triplo I:
Integridade
Impacto
Inovação
Projeto Muçununga
Em uma parceria inédita com a Biomas, a Carbon2Nature Brasil, tornou-se codesenvolvedora do Projeto Muçununga para restauração de cerca de 1,2 mil de hectares de Mata Atlântica em oito municípios do sul da Bahia.
Serão plantadas quase 2 milhões de mudas até 2027, com mais de 70 espécies nativas, como araçá, copaíba, guapuruvu, ipê-amarelo e jatobá. Essa grande variedade garante a recuperação de corredores ecológicos, beneficiando o ecossistema natural e gerando mais valor ao projeto. A área a ser reflorestada equivale a 1,2 mil campos de futebol.
A iniciativa terá investimento da ordem de R$ 56 milhões, sendo 50% da Carbon2Nature Brasil, uma contribuição equivalente a R$ 13,7 milhões. Além de restaurar o ecossistema e recuperar a biodiversidade, o projeto apoiará o desenvolvimento socioeconômico local, estimulando novas oportunidades para a geração de renda.

Crédito de carbono
Como as florestas removem volumes significativos de CO2 da atmosfera, o modelo de negócio do projeto prevê que a restauração seja financiada pelos créditos de carbono que serão gerados nas áreas recuperada.
A expectativa é de que este projeto gere aproximadamente 525 mil créditos de carbono em 40 anos. Cada crédito de carbono representa uma tonelada de CO2 que foi removida da atmosfera.
Para mais informações e contato carbon2nature@neoenergia.com
A carbon2nature Brasil é a entidade responsável pelo processamento de seus dados pessoais com a finalidade de responder às consultas recebidas por meio desta caixa de correio, de acordo com as disposições da Política de Privacidade do site.
Integridade
Projetos certificados e alinhados com as melhores práticas
Aplicação dos modelos científicos e colaborativos mais avançados e inovadores.